O câncer da mama é uma doença em que as células cancerosas malignas se formam nos tecidos da mama. A mama é composta de lóbulos e ductos. Cada mama tem 15 a 20 seções chamadas lobos, que têm muitas seções menores chamadas lóbulos. Lóbulos terminam em dezenas de bulbos minúsculos que podem produzir leite. Os lobos, lóbulos, e os bulbos estão ligados por tubos finos chamados dutos. Cada mama também tem vasos sanguíneos e vasos linfáticos.
Os vasos linfáticos transportam um fluido quase incolor chamado linfa. Vasos linfáticos levam a órgãos chamados gânglios linfáticos. Os gânglios linfáticos são estruturas pequenas em forma de feijão, que são encontrados por todo o corpo. Eles filtram as substâncias da linfa e ajudam a combater infecções e doenças. Clusters de linfonodos são encontrados perto do peito na axila (sob o braço), acima da clavícula e no tórax.
O tipo mais comum de câncer da mama é o carcinoma ductal, que começa nas células dos ductos. Câncer que começa nos lobos ou lóbulos é chamado carcinoma lobular é encontrado mais frequentemente em ambos os peitos do que os outros tipos de câncer de mama. Câncer de mama inflamatório é um tipo raro de câncer de mama em que a mama fica quente, vermelha e inchada.
Fatores de risco para o câncer da mama incluem o seguinte:
- A idade avançada
- Idade mais avançada no primeiro parto ou nunca ter dado à luz
- A história pessoal de câncer de mama ou doença benigna da mama
- Uma mãe ou irmã com câncer de mama
- O tratamento com a terapia de radiação para o peito / tórax
- Tecido mamário que é denso em uma mamografia
- Tomar hormônios como o estrogênio e progesterona
- A ingestão de bebidas alcoólicas
- Ser caucasiano
O câncer da mama é por vezes causado por mutações genéticas hereditárias (mudanças). Os genes nas células transportam a informação hereditária recebidas do pais de uma pessoa. O câncer da mama hereditário, responde por aproximadamente, 5% a 10% de todo o câncer de mama. Alguns genes alterados relacionados ao câncer de mama são mais comuns em determinados grupos étnicos.