Quais são os sinais de alerta do abuso de idosos?
Abuso de idosos podem assumir muitas formas. Aqui estão alguns sinais de que pode haver um problema:
- Marcas de batida, a maioria das marcas de pressão e queimaduras ou bolhas (por exemplo, queimaduras de cigarro). Explicações que não parecem se encaixar com o padrão de lesão física também são suspeitos.
- Afastamento das atividades normais, mudança inexplicável no estado de alerta, ou outro comportamento incomum pode ser sinal de abuso emocional ou negligência.
- Hematomas ao redor dos seios ou área genital e doenças sexualmente transmissíveis inexplicáveis podem ocorrer a partir de abuso sexual.
- Súbita mudança de finanças e contas, vontades e testamentos alterados, saques bancários incomuns, cheques emitidos como empréstimos ou presentes, e perda de propriedade, podem sugerir a exploração do mais velho.
- Escaras não tratadas, necessidade de assistência médica ou odontológica, vestuário sujo, falta de higiene, o cabelo cumprido e unhas, e perda de peso incomum são sinais de possível negligência.
Se você tiver preocupações sobre alguém, confie em seus instintos. Não tenha medo de fazer perguntas. Tenha em mente que as vítimas de abuso de idosos pode estar enfrentando outros problemas e mais de um tipo de abuso.
Estão todos em risco?
Abuso de idosos pode acontecer a qualquer um. Tal como acontece com outros tipos de violência interpessoal, as vítimas mais velhos não são responsáveis pelo seu abuso, os autores são responsáveis.
Algumas famílias e indivíduos, no entanto, podem estar mais em risco do que outros. Fatores que podem aumentar a vulnerabilidade de uma pessoa idosa incluem:
- Isolamento social / solidão (falta de redes de apoio social).
- Deficiência mental (pode aumentar a dependência do agressor).
- Os problemas pessoais do abusador (emocionalmente ou financeiramente dependentes da vítima, história de doença mental; hostilidade; abuso de álcool ou drogas).
O que é auto-negligência idosa?
Auto-negligência idosa na vida se refere à incapacidade ou fracasso de um adulto mais velho de cuidar adequadamente de suas próprias necessidades, comportamento em que ele ou ela se colocam em risco de danos graves ou abuso por outros.
Uma proporção significativa dos casos de serviços de proteção de adultos investigados pelas autoridades envolvem auto-negligência. Sinais de auto-negligência podem incluir:
- Falta de alimentos ou utilidades básicas
- Recusa de medicamentos
- Açambarcamento de animais e / ou lixo
- Condições de vida inseguras, aposentos de insetos ou infestada de vermes
- Aparência desarrumada (suja ou roupas esfarrapadas, unhas sujas e pele)
- Incapacidade de gerir as finanças (frequentemente mutuários dinheiro, dando dinheiro e propriedade, não pagamento de contas)
- Isolamento, falta de apoio social
- Desorientação, incoerência
- A dependência do álcool ou de drogas
Existem leis contra o abuso do idoso?
Há atualmente o Estatuto do Idoso lei federal número 10.741, de 1º. De outubro de 2003, para proteger idosos e estabelecer as garantias que os idosos ( maiores de 60) anos têm na sociedade.
Informe-se e conheça-o
O que devo fazer se suspeitar abuso de idosos?
Você deve chamar a polícia ou os serviços de proteção de adultos imediatamente se você suspeitar que uma pessoa idosa esteja sendo abusado, negligenciado, ou explorados. Você não precisa provar o abuso, a fim de fazer um relatório.
O que devo esperar quando eu chamar por ajuda?
Você será solicitado a dar o nome da pessoa, endereço, informações de contato e detalhes sobre por que você está preocupado. Você também pode ser solicitado para dar o seu nome e número de telefone, ou alguma outra forma de entrar em contato com você no caso de o investigador tiver dúvidas de acompanhamento. Mas a maioria dos estados tem uma denúncia anônima, se você não quiser se identificar. As leis do estado protegem a confidencialidade da pessoa que faz um relatório.
Quem vai investigar?
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, já há muito, colocou à disposição do público o “Disque 100” – Ao chamar, o Departamento que lhe atenderá é Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos que receberá e examinará as denúncias e reclamações de atos que envolvam violações aos Direitos Humanos, podendo agir de ofício, atuando diretamente ou em articulação com outros órgãos públicos e organizações da sociedade. As denúncias poderão ser anônimas ou, quando solicitado pelo denunciante, é garantido o sigilo da fonte das informações.
Em lares de idosos e instalações de vida assistida, a ANVISA é a responsável pela regulamentação de inspeção e por articular-se com os órgãos competentes municipais e estaduais para realizar a investigação.