1. Convide visitantes: A solidão é um verdadeiro depressivo para adultos mais velhos, particularmente se eles retirarem-se de eventos sociais ou relacionamentos. Convidem os visitantes a visitar sua mãe ou pai, mesmo uma única vez ou semanalmente. Aconselhe-os a não discutir os problemas do envelhecimento, mas para falar com seus pais sobre os tempos históricos e eventos, eventos atuais, particularmente por causa de seu conhecimento do passado e, mais importante, sobre o que seu pai quer fazer ou realizar amanhã, na próxima mês ou até anos no futuro.
  2. Faça-os rir: Há algo a ser dito sobre o velho ditado “O riso é o melhor remédio.” O ato de rir tem sido comprovado como benéfico para saúde. Se o seu pai é muito isolado, filmes e livros podem proporcionar entretenimento. Serviços de aluguel de filmes pela internet permitem que você ou seu pai para encomendem filmes on-line e eles serão entregues diretamente para a casa – não há necessidade de correr para a loja de vídeo. Ao considerar os melhores filmes, comece com seleções dos anos 1920 e grandes filmes de Charlie Chaplin ou Buster Keaton. Também inclua grandes filmes internacionais. Esses filmes podem representar pontos de importância em tempos passados para o seu pai. Visualizar os filmes dão alegria, enquanto a comédia também ajuda a espancar a depressão e seus efeitos colaterais negativos.
  3. Saia da casa: Pelo menos uma vez por semana, vá a algum lugar com seu pai. Pode ser um restaurante ou bistrô para uma refeição, uma visita a uma feira, entretenimento ou evento especial em sua região ou, até mesmo algo tão simples como almoço no centro de idosos. Isto continua a abrir o mundo ao seu pai, assegurando que ele ou ela ainda são parte dele.
  4. Reconheça os ganhos do seu pai: Este é um momento assustador para a maioria dos adultos mais velhos. Quando eles estavam trabalhando ou eram ativos na comunidade, seus pais se sentiam respeitados e importantes. Em idade avançada, quando o senso de aceitação ou de identificação é muitas vezes perdido, tente envolve-los no voluntariado, onde eles podem recuperar esse sentimento de realização. Além disso, elogie o seu pai, mesmo para pequenas realizações e reconheça cada sucesso.