Quais são os sinais de um ataque cardíaco? Muitas pessoas pensam que um ataque cardíaco é súbito e intenso, como uma “cena de filme” ataque cardíaco, onde uma pessoa aperta seu peito e cai.

A verdade é que muitos ataques cardíacos começam devagar, como uma dor leve ou desconforto. Se você se sentir um desses sintomas, você pode não ter certeza do que está errado. Seus sintomas podem mesmo ir e vir. Mesmo aqueles que tiveram um ataque cardíaco podem não reconhecer seus sintomas, porque o próximo ataque pode ter sintomas completamente diferentes.

hypertension-867855_1280_medidor_pressão_coração

Os sinais de ataque cardíaco e sintomas mais comuns são:

Desconforto ou dor no peito, ou pressão desconfortável, aperto, sensação de enchimento , ou dor no centro do peito, que pode ser leve ou forte. Este desconforto ou dor dura mais do que alguns minutos ou vai embora e volta.

Desconforto na parte superior do corpo em um ou ambos os braços, nas costas, pescoço, mandíbula ou estômago.

Falta de ar pode ocorrer com ou antes do desconforto no peito.

Náuseas (enjoos de estômago) e / ou vômitos

Tontura ou desmaio

Suor frio

Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do músculo cardíaco torna-se bloqueada. Se o fluxo de sangue não é restaurado rapidamente, a secção do músculo cardíaco torna-se danificada por falta de oxigênio e começa a morrer.

O ataque cardíaco é uma das principais causas de morte de homens e mulheres. Mas, felizmente, hoje existem excelentes tratamentos para ataque cardíaco que podem salvar vidas e prevenir deficiências. O tratamento é mais eficaz quando começa dentro de 1 hora do início dos sintomas. Se você acha que você, ou alguém com quem você está, com está tendo um ataque cardíaco, chame 192 imediatamente.

Ataques cardíacos ocorrem mais frequentemente como resultado de uma condição chamada de doença arterial coronariana  (DAC). Em DAC, um material gorduroso chamado de placa acumula-se ao longo de muitos anos nas paredes internas das artérias coronárias (artérias que fornecem sangue e oxigênio para o coração). Eventualmente, uma área de placa pode romper-se, provocando um coágulo de sangue sobre a superfície da placa. Se o coágulo se torna grande o suficiente, ele pode, na maior parte ou totalmente, bloquear o fluxo de sangue rico em oxigênio para a parte do músculo cardíaco alimentado pela artéria.

Durante um ataque cardíaco, se o bloqueio na artéria coronária não for tratado rapidamente, o músculo cardíaco começa a morrer e ser substituído por tecido cicatricial. Este dano cardíaco pode não ser óbvio, ou pode causar problemas graves ou de longa duração.

Problemas graves ligados a um ataque cardíaco podem incluir insuficiência cardíaca e arritmias potencialmente fatais (batimentos cardíacos irregulares). A insuficiência cardíaca é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue suficiente em todo o corpo. A fibrilação  ventricular é uma arritmia grave que pode causar a morte se não for tratada rapidamente.

Obter ajuda rapidamente

Agindo rápido, ao primeiro sinal de sintoma de ataque cardíaco pode salvar sua vida e limitar os danos ao seu coração. O tratamento é mais eficaz quando começa dentro de 1 hora de início dos sintomas.

Se você acha que você ou alguém que você conhece pode estar tendo um ataque cardíaco:

Chame 192 imediatamente no início dos sintomas.

Se os sintomas pararem completamente em menos de 5 minutos, ainda assim veja o seu médico.

Tome uma ambulância para o hospital. Ir em um carro particular pode atrasar o tratamento.

Tome um comprimido de nitroglicerina se o seu médico receitou-lhe este tipo de medicamento.

Perspectiva

Muitas mais pessoas poderiam se recuperar de ataques cardíacos se eles tivessem ajuda mais rápido. Das pessoas que morrem de ataques cardíacos, cerca de metade morrem dentro de uma hora dos primeiros sintomas e antes de chegar ao hospital.