Fevereiro é um mês em que as pessoas se concentram em assuntos do coração, mas não é apenas sobre ficar apaixonado. Quando se trata de nossos entes queridos, estamos preocupados com potenciais ataques cardíacos, e que podem acontecer durante todo o ano.

A doença cardíaca é a assassino de homens e mulheres numero um nos Estados Unidos, atingindo mais de 800.000 americanos anualmente, de acordo com a American Heart Association.

[O ataque cardíaco é culpado por mais de 40 por cento dessas mortes, cerca de  325.000 pessoas morrem antes de chegar ao atendimento de emergência ou hospital, diz a American Heart Association.]

A maioria das pessoas sabe que olhar para os sintomas típicos, como desconforto no peito, dor nos braços ou nas costas e falta de ar.

body-116585_640-heart_atack

Mas algumas vítimas de um ataque cardíaco não sentem dor no peito. É dessa forma que ataques cardíacos obtêm a sua reputação como assassino silencioso.

“Nem sempre é fácil, mesmo para um médico, para saber quando alguém está tendo um ataque cardíaco”, diz Dr. Travis Stork, um médico de pronto socorro e co-apresentador do popular programa de TV “The Doctors”.

Você pode armar-se para reconhecer estes sinais negligenciados de um ataque cardíaco:

  1. Indigestão

Indigestão – uma ocorrência diária para algumas pessoas – pode indicar que um ataque cardíaco está se aproximando, especialmente em mulheres, de acordo com pesquisa realizada pela National Institute of Health. Junto com este sintoma imprevisível, verifique se está associada a dor no queixo, no peito ou nas costas, ansiedade ou transpiração excessiva.

  1. Dor e desconforto no estômago, pescoço ou maxilar

Dr. Stork diz que se ele não está relacionado a qualquer ferimento físico e os sintomas não se somam, é quando os cuidadores precisam ter cautela. Veja o caso em que um indivíduo está começando a ter o que os médicos chamam de “dor referida” de seu queixo ao seu braço e não há nenhuma boa explicação. Além disso, eles podem queixar-se de fraqueza generalizada ou falta de energia.

  1. Dores de cabeça

Os pesquisadores dizem que a enxaqueca pode ser um sinal de alerta de um ataque cardíaco, e em particular as mulheres que sofrem de enxaqueca com aura (enxaqueca acompanhada de sintomas sensoriais, como flashes de luz, pontos cegos ou formigamento na mão ou face) podem ter o dobro do risco de ataques cardíacos.

  1. Fadiga

Dr. Stork diz que quando se trata de fadiga, um ataque cardíaco tende a ser algo diferente do que você já experimentou antes. As palavras “Ele só não se sente bem” são um sinal de alerta a um médico. Isso não significa que alguém está tendo um ataque cardíaco, mas os sintomas de ataque cardíaco que falamos são quando as mulheres, em particular, ouvem seus corpos e, normalmente, dizem: “Eu nunca me senti assim antes.” É mais do que eu estar cansado, é só uma fraqueza generalizada associada frequentemente com outros sintomas sutis, como falta de ar. “Em muitos casos, quando eu perguntar aos pacientes mais, eles vão dizer: ‘Bem, eu tive um pouco de cor no rosto peito, mas eu não liguei muito para isso.” Quando você juntar tudo, você precisa se preocupar “, diz Stork. Sensação de stress, tendo dor de cabeça e cansaço podem ser coisas que uma pessoa experimenta diariamente, explica. “Mas se você está sentindo cansaço e talvez um pouco mais de falta de ar do que o normal, e se não se sente bem, não ignore esses sintomas.”

  1. Fraqueza generalizada

Stork diz que, como um cuidador, quando você percebe que a pessoa que você está cuidando ficou abaixo de seu patamar de condição física, é a bandeira vermelha. Eles podem tentar minimizá-lo, se eles são estoicos, mas se você notar uma grande mudança, é quando vale a pena chamar o médico.

No geral, Stork diz que como um cuidador, não é o seu trabalho diagnosticar um ataque cardíaco. “Eu não acho que a preocupação deva ser tanto descobrir se está ocorrendo um ataque cardíaco, quanto a preocupação deva ser se algo potencialmente está errado aqui, a  ponto de precisarmos buscar mais atenção médica”.