Por volta dos 65 anos, 1em cada 3 americanos têm alguma forma de doença ocular que prejudica a visão.

Existem quatro principais doenças oculares relacionadas à idade (AREDS) – glaucoma, catarata, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética que afetam os idosos.

Glaucoma

Glaucoma danifica o nervo óptico do olho e resulta em perda de visão e cegueira. Às vezes, não há sintomas iniciais, por isso até 1 milhão de pessoas podem ter glaucoma e não sabem que eles têm. É uma das principais causas de cegueira.

No início, glaucoma não apresenta sintomas. No entanto, conforme a doença progride, uma pessoa com glaucoma pode perceber a sua visão lateral gradualmente falhando.

Existem muitos tipos diferentes de medicamentos (em gotas para os olhos ou comprimidos) que são usados para tratar o glaucoma. Em algumas pessoas, no entanto, apenas os medicamentos não controlam a pressão ocular, e uma cirurgia deve ser realizada. Um tipo de cirurgia utiliza laser – chamada trabeculoplastia – para melhorar o fluxo de fluidos para fora do olho. Isso pode ser feito no consultório do seu médico. Há também a cirurgia convencional – chamada trabeculectomia – em que o seu médico cria uma nova via de drenagem no olho, sob a pálpebra.

Os fatores de risco para o glaucoma incluem: idade, história familiar de glaucoma, consumo de  medicamentos esteroides e ser míope.

A catarata

A catarata é uma opacificação do cristalino dentro do olho. A cristalino é uma lente  que é composta de água e proteínas. Se a proteína se aglomera, ela começa a cobrir uma pequena área da lente. Esta massa nebulosa de proteína – chamada de catarata – pode crescer mais, tornando difícil enxergar. Se a catarata piora, a cirurgia pode ser necessária para remover o cristalino opaco e substituí-la por uma nova lente.

Pessoas com catarata começam a reclamar sobre o brilho e visão turva / distorcida, visão dupla de um olho, ou o brilho de lâmpadas e do sol. A cirurgia é a única maneira de corrigir a perda de visão causada pela catarata.

Ficar mais velho é um importante fator de risco para a catarata. As mulheres tem risco ligeiramente maior do que os homens para a catarata, e as pessoas com uma história familiar de catarata são mais propensas a ter catarata.

Degeneração macular

Degeneração macular (MD) diminui a visão de uma forma dramática: Ela afeta a visão central. Embora as pessoas com DM raramente fiquem cegas por causa disso, muitos acham que é difícil ler, dirigir e executar outras funções diárias. A mácula fica localizada no centro da retina, que é a camada do tecido sensível à luz na parte do fundo do olho. Deterioração da mácula resulta em doença ocular. Degeneração macular afeta a visão central. As pessoas com Degeneração macular encontram dificuldades para ler, dirigir e executar outras funções diárias que exigem visão central.

As pessoas com degeneração macular podem ser tratadas com cirurgia a laser. Drogas anti-angiogênese e dispositivos para baixa visão também são úteis.

A idade é o maior fator de risco para o desenvolvimento de Degeneração macular. Depois de 75 anos, até 46% das pessoas podem ter alguma forma dele. Histórico familiar, raça (brancos parecem ter um risco mais elevado do que os negros ou hispânicos) e tabagismo são outros fatores de risco.

Retinopatia diabética

Este distúrbio potencialmente causador de cegueira é uma complicação da diabetes. Diabetes provoca alterações anormais nos vasos sanguíneos da retina. Os vasos sanguíneos podem “furar” e começar a crescer onde não deveriam. Estes novos vasos tendem a romper e sangrar ou causar hemorragia. Conforme eles tentam se curar, estes vasos sanguíneos vão se contrair e descolar da retina.

Sintomas da retinopatia diabética incluem sombras ou objetos escuros que “flutuam” em todo o seu campo de visão, visão turva ou distorcida, perda parcial da visão e dor nos olhos.

Açúcar frequentemente elevado no sangue e pressão arterial elevada estão associadas à retinopatia.

Não há cura para a retinopatia diabética. No entanto, o tratamento a laser (fotocoagulação) é geralmente muito eficaz na prevenção da perda da visão se for feito antes da retina ter sido severamente danificada. A remoção cirúrgica do gel vítreo (vitrectomia) também pode ajudar a melhorar a visão, se a retina não foi severamente danificada.

Cada Senior deve passar por exames oftalmológicos

Doenças oculares relacionadas à idade são diagnosticadas através de um exame abrangente, realizada por um oftalmologista. Um exame oftalmológico completo deve incluir pelo menos os três ensaios seguintes:

Teste de acuidade visual: as familiares carta de medidas em que você olha em várias distâncias.

Dilatação da pupila: gotas são colocadas no olho para alargar a pupila. Isto revela mais da retina e outros sinais de doença. Após o exame, a visão próxima pode permanecer borrada durante várias horas.

Tonometria: Um teste padrão que determina a pressão do fluido no interior do olho. Existem muitos tipos de tonometria. Um usa uma luz roxa para medir a pressão; outro, um “sopro de ar,” ensaio, o qual mede a resistência do olho de um sopro de ar.