Milhares de pessoas em todo o país sofrem diariamente com a dor e a incapacidade devido a  artrite ou suas complicações.

A artrite é um distúrbio inflamatório característicos das juntas, que é frequentemente acompanhado por dor nas articulações. Mas o tratamento da artrite é possível.

Existem mais de 100 tipos de artrite. Sintomas comuns da inflamação por artrite, dor e rigidez são geralmente causadas por artrite degenerativa (osteoartrite). Outros tipos de artrite incluem a artrite reumatóide e gota. Não importa qual o tipo de artrite seu amado tem, um diagnóstico preciso é necessário antes que o médico possa recomendar um programa para o tratamento.

Embora não haja cura para a maioria das formas de artrite, há muitas opções para o tratamento. A escolha do tratamento depende do tipo de artrite, a gravidade dos sintomas, a saúde geral do paciente, e outros fatores. Você deve sempre ser acompanhado por seu médico. Com o tempo, você pode ter que tentar vários tratamentos e medicamentos diferentes indicados por ele.

Encontrar o melhor tratamento pode ser um processo longo, porque se trata de evoluir até que o tratamento correto seja encontrado.

Cada tipo de artrite é tratado um pouco diferente, mas existem alguns cuidados comuns para a artrite que você pode desenvolver. Repouso, exercício adequado e orientado, comer uma dieta saudável, bem equilibrada, e aprender a maneira correta de usar e proteger as articulações são a chave para viver com qualquer tipo de artrite.

Calor e frio

Algumas pessoas encontram alívio na aplicação de calor ou frio, ou ambos, sequencialmente. Aplique calor ou frio por apenas 15 minutos a cada vez. Para o calor, use toalhas quentes, compressas quentes, ou um banho ou ducha quente, ou garrafas de água quente. Cuidado com excessos de temperatura.

Para as pessoas que têm rigidez matinal, usar uma almofada de aquecimento antes de se levantar pode ajudar. Ou eles podem tomar uma ducha quente quando eles saem da cama. Cuidado com excessos de temperatura.

Frio ajuda a amortecer a área dolorosa e é útil para as articulações especialmente dolorosas e inchadas. Use um bloco de gelo (vendido em farmácias e supermercados) – ou  sacos de ervilhas ou milho congelados podem ser moldadas na forma do corpo. O frio é um anti-inflamatório natural.

Evite o excesso de estresse sobre as articulações

Dispositivos de assistência podem tornar as tarefas em casa e no trabalho mais fáceis. Procure por itens de cozinha, como abridores de frascos de borracha e pegadores; ferramentas de se vestir como puxador de zíper, e auxiliares de abotoamento,além de dispositivos de banheiro, como barras de apoio e corrimãos.

Medicação

Além disso, há também medicamentos que podem ajudar com a dor e inchaço. Fale com o seu médico sobre se e como a sua mãe idosa, ou o pai, devem usar . Não se esqueça de ler os avisos na embalagem ou bula que vem com a droga.

Cremes sem receitas

Oriente-se com seu médico sobre um creme ou analgésicos sem prescrição médica que possa ajudar temporariamente a aliviar a dor de artrite leve,. Eles têm, geralmente, uma combinação de ingredientes que incluem capsaicina, que é o ingrediente de pimentas que os torna “quentes”. Quando aplicado à pele, estes cremes esgotam um neurotransmissor da dor chamado substância P. O quê dessensibiliza temporariamente a área a dor. O alívio destes cremes é temporário e o produto deve ser reaplicado regularmente.

Suplementos

Glucosamina e sulfato de condroitina podem ajudar a aliviar os sintomas. A razão é que são produtos químicos que são encontrados, naturalmente no corpo, e reforçam a cartilagem em torno das articulações.

Além disso, consuma alimentos que forneçam cálcio. Condições de artrite inflamatória aceleram a perda óssea, assim a ingestão ideal de cálcio é fundamental. Doses diárias recomendadas de cálcio são 1.200 mg para adultos com mais de 50. Consulte seu médico antes de auto medicar-se.

Exercícios

O exercício é um dos melhores tratamentos para a artrite. Ele pode diminuir a dor e aumentar a flexibilidade. O exercício diário, como caminhar ou nadar, ajuda a manter as articulações em movimento, diminui a dor, e faz com que os músculos em torno das articulações fiquem mais fortes.

Uma rotina de exercícios bem balanceada para pessoas com artrite inclui:

Exercícios de amplitude de movimento, como a dança. Alivia a rigidez, mantendo o seu pai flexível, e ajuda a mantê-los movendo suas articulações.

Exercícios de fortalecimento, como treinamento de peso, manterá ou adicionará força muscular. Músculos fortes apoiam e proteger as articulações. Realize com orientação adequada.

Exercícios aeróbicos ou de resistência, como andar de bicicleta, fazer o coração e as artérias saudáveis, ajudam a prevenir o ganho de peso e melhorar o funcionamento geral do corpo do seu pai. O exercício aeróbico também pode diminuir o inchaço em algumas articulações. Realize com orientação adequada.

 

Perda de peso

Excesso de peso coloca mais pressão sobre as articulações, causando mais dor. É por isso que a perda de peso pode ajudar e é outra razão pela qual o exercício é importante para pacientes com artrite, dado que o exercício ajuda a controlar o peso.

Sapatos

Os pés são mais susceptíveis à artrite do que outras partes do corpo uma vez que cada pé tem 33 articulações que podem ser atingidas. Colocar cunhas ou palmilhas em sapatos pode reduzir a dor nos joelhos ao andar, cunhas na parte inferior ou sola do sapato vai alterar a marcha para reduzir as forças transmitidas à articulação do joelho. Cunhas e palmilhas podem ser comprados na maioria das farmácias ou lojas especializadas.

Quanto mais suporte um sapato tem, mais ele vai proteger as articulações e fornecer absorção de choque. Evite estilos como tamancos ou chinelos, que não oferecem nenhum apoio. Também prefira solas de borracha, porque eles fornecem mais amortecimento.

Cirurgia

O seu médico pode sugerir a cirurgia quando os danos às articulações do idoso se tornam incapacitantes ou quando outros tratamentos não ajudam com a dor. Os cirurgiões podem reparar ou substituir estas articulações com as artificiais (feitas pelo homem). Nas operações mais comuns, os médicos substituem quadris e joelhos.

Converse com seu médico

Mais importante ainda, não tome por garantido que a dor do envelhecimento dos seus pais e a artrite são apenas parte do envelhecimento normal.

Você e seu médico podem trabalhar juntos para diminuir com segurança a dor e a rigidez que pode estar incomodando seus pais, para evitar danos mais graves para as articulações.