Famílias sofrem crescentemente de preocupação quando veem seus idosos queridos mostrando complacência, isolando-se, e não querendo participar em atividades que anteriormente amavam.
Muitas vezes uma razão óbvia não se apresenta. Um dos fatores mais importantes no tratamento da depressão em adultos mais velhos é o cuidador. A principal coisa que eles podem fazer para tratar ou prevenir é ajudar seu ente querido a voltar a envolver com a sua comunidade, família e rede social. Isso pode ser tão simples como ajudá-los a voltar à igreja ou ver os seus amigos, porquê o isolamento e depressão andam de mãos dadas.
O problema é que, muitas vezes, a razão pela qual muitos idosos retiram-se e começam a mostrar sinais de depressão podem estar diretamente relacionados ao medo de cair.
O medo de se machucarem enquanto estão fora de casa pode impedi-los de socializar e ficar ativos, não importa o quanto eles são incentivados. Ficar preso sozinho, dentro de casa pode causar em um adulto mais velho o desenvolvimento de sentimentos de depressão e isolarem-se mais do mundo exterior. A ideia de que uma queda irá torná-los incapazes ou mesmo colocá-los em uma situação de reabilitação, se quebrar um braço, perna ou quadril, é assustador. Isto pode ser rapidamente complicado por outras apreensões.
Como a queda pode não parecer diretamente ligada, ela passa despercebida por muitos membros da família. No entanto, com uma simples educação de prevenção quedas, eles podem colocar seu amado e sua mente à vontade e permitir-lhes continuar as suas vidas, prevenindo o aparecimento da depressão.
Abaixo estão algumas maneiras de implantar um programa de prevenção de quedas para um ente querido:
- Determine se o seu amado tem um risco de queda, perguntando sobre sua história de queda.
- Realize uma avaliação de segurança da casa. Identifique as áreas onde as modificações podem ser feitas para ajudar a reduzir as quedas, como a instalação de barras de apoio nos banheiros e remoção de obstáculos na casa, o que poderia criar riscos.
- Se a casa tem vários níveis, considere reorganizar as acomodações para evitar o uso frequente das escadas.
- Instale uma rampa ou uma grade para entradas externas se existem degraus.
- Enquanto podemos tornar as nossas casas mais seguras, sair em público pode causar ansiedade de um tipo diferente. Ajude o seu ente querido em repensar o processo de execução de passos, particularmente se um lado é mais forte do que o outro. Muitos especialistas em reabilitação física compartilham o “para cima com o bom “e” para baixo com o mau “, como uma ferramenta de memória para ajudar pacientes em lembrar que pé utilizar ao utilizar escadas”. Aplicar esta técnica irá ajudá-los a ganhar confiança.
- Crie um diálogo aberto entre você e seu amado, e permita-lhes a confiar em você a respeito de seus medos.
- Incentive ir a uma casa comunitária para prática de atividades. Muitos centros de idosos têm grupos que estão dispostos a realizar os seus encontros regulares nas casas dos idosos, pela simples razão de que acomodam os seus interesses e os mantêm ativos. Isso pode incluir coisas como tricô, colchas, arte e jogar cartas em grupos.
- Proporcione-lhes maneiras de combater o medo de cair, como o teste de passeios para destinos desejados, e encoraje-os a exercitar-se a fim de fortalecer as pernas e aumentar a sua resistência.
Um cuidador familiar que é bem versado na prevenção de quedas e cria e implementa um programa de prevenção de quedas pode aumentar a confiança de seu ente querido e diminuir suas chances de ficar isolado.
Ajudar um adulto idoso a se sentir mais seguro em casa muitas vezes faz com que se sintam mais à vontade de sair de casa.
Caring Sênior Service, uma empresa americana de cuidados em casa, está criando um programa de prevenção de quedas mais robusto. Os objetivos específicos incluem:
- Prevenção de queda e avaliações de segurança.
- Programas de exercícios, incluindo aulas de tai chi. A pesquisa mostrou que a realização de Tai Chi, uma forma lenta e suave de exercício, pode melhorar significativamente a força, resistência e equilíbrio, sem agravamento deficiências existentes. A simples capacidade de se sentir capaz de se mover livremente acrescenta muito para o seu nível de confiança. Até mesmo os movimentos do corpo superior e força fornecem segurança para aqueles que estão confinados a uma cadeira de rodas, e isto tem uma influência dramática sobre o movimento.
- Uma avaliação dos níveis de vitamina D: como muitos adultos mais velhos são deficientes em vitamina D podem sofrer de fraqueza muscular e dor. Um nível adequado de vitamina D melhora a força e equilíbrio.
Se o seu amado vive em casa, um programa de prevenção de quedas é uma necessidade para a sua segurança física e estabilidade mental. Através de medidas pró-ativas, podemos aumentar significativamente a qualidade de vida para os adultos idosos em nossas comunidades.
Jeff Salter é fundador e CEO da Senior Service Caring, uma empresa americana de cuidados em casa. Jeff tem mais de 30 anos de experiência em atendimento ao idoso, e em lidar com as necessidades do cuidador.