Em algum momento, todos nós considerar o tipo de legado que queremos deixar. Nós redigimos testamentos e nos envolvemos em planejamento imobiliário, para alocar a nossa riqueza restante e pertences pessoais estimados para aqueles que amamos. Mas o que acontece com nossas histórias? Nossas memórias?

Fotografias, vídeos caseiros, cartas e diários podem fornecer uma visão estreita para a vida de uma pessoa, mas como você pode preservar a sua essência para que outros possam desfrutar, especialmente as gerações futuras? Este é exatamente o que Karl Fry e o cineasta Mark Burson propuseram-se a fazer quando fundaram A Wonderful Life Productions (AWLP).

Amigos e parentes podem sempre contar as suas próprias versões de uma experiência e recontar os as histórias dos outros, mas a fonte primária será sempre o mais valioso. O objetivo desta empresa inovadora é ajudar as pessoas a realmente preservar os legados de seus entes queridos por meio de gravá-los em filme. “A melhor maneira de capturar a história de alguém está em suas próprias palavras, quando eles estão vivos para contá-la”, diz Fry.

Sempre haverá conversas que queríamos ter tido com aqueles que já passaram, e ainda assim ainda lutamos para fazer dessas discussões uma prioridade. “Todos nós temos aspirações desta conversa, mas o nosso maior obstáculo é que nós sempre sentimos que temos mais tempo”, diz Fry. “Nós fazemos as coisas para trás como uma regra geral, nós tentamos capturar as histórias das pessoas depois de terem partido. No entanto, o principal ingrediente está faltando: eles “.

Fry é um defensor e cruzado auto proclamado de preservar os legados e imortalizar histórias das pessoas. Narrando a história de vida através das próprias palavras e comportamento único da pessoa, faz o resultado final da AWLP ainda mais valioso. “Optamos por usar o filme porque satisfaz mais os sentidos do que um livro”, diz Fry. “Ele tem movimento, inclui o som da voz da pessoa e ela transmite maneirismos e um senso de personalidade próprio. Ele preenche mais pontos que um álbum de fotos simples, mas através de uma experiência mais curta e mais rica.”

Enquanto muitas pessoas ficam tímidas ou desconfortáveis com a ideia de estar em frente a uma câmera, Fry e Burson fazem questão de ajudar a ‘estrela’ do filme sentir-se a vontade. As filmagens geralmente são feitas em um local familiar, como a poltrona favorita de uma pessoa em sua sala de estar. O ambiente é intimista, ao invés de intimidador, com o mínimo de equipamento e poucas pessoas presentes.

Surpreendentemente, o processo de fazer uma produção da Wonderful Life é realmente muito simples para os participantes. “Nós muitas vezes somos contratados pela família, que compreende a importância da história de outra”, diz Fry.

A estrela do filme e seu, ou seus, familiares recolhem fotografias e recordações pessoais, que são então digitalizados ou documentados para inclusão no filme. Em conjunto com este processo, a equipe AWLP também se envolve em um processo de descoberta abrangente para cada cliente, a fim de reunir material arquivado para melhorar ainda mais o resultado final.

Fry criou uma extensa lista de perguntas da entrevista (140 no total) que incorporam perfeitamente em sua conversa gravada com a estrela. Embora AWLP abranja uma variedade de temas e épocas na vida de alguém, o processo é informal e nada como uma entrevista formal. “É como dois amigos conversando na sala de estar, exceto que esse amigo está realmente interessado em ouvir tudo sobre o outro”, explica Fry. “Estamos tentando criar a discussão final.”

A entrevista é organizada pelos principais eventos de vida como ascendência, memórias da infância, adolescência, amor quando jovens, o serviço militar, casamento, filhos e vida familiar, carreira e estilo de vida, viagens, hobbies e lições de vida. Cada uma dessas categorias tem o potencial de inúmeras perguntas e respostas, anedotas e lições a serem incluídas no filme, e a discussão flui facilmente, para qualquer que seja o assunto confortável com quem está falando.

Dependendo do comprimento do produto final, de quatro a oito horas de imagens são gravadas ao longo de algumas sessões de entrevista e em seguida, profissionalmente editadas e compiladas em um filme com qualidade de cinema. AWLP oferece diferentes pacotes flexíveis que variam em termos de comprimento de filme (10 a 120 minutos), mas cada um vem com uma versão sem cortes da entrevista filme e um álbum memórias indexadas contendo todas as fotografias digitalizadas e memorabilia para facilitar a visualização, compartilhamento e armazenamento.

Outro aspecto desses filmes que Fry gostaria de salientar é a maneira que eles podem complementar os esforços tradicionais de planejamento imobiliário. Mais do que apenas organizar a distribuição de bens móveis e imóveis, criar um legado tangível, que pode ser revisitado e compartilhado com as gerações futuras é um dom que é muito mais valioso do que o dinheiro. “Isso foi tudo sobre encontrar a melhor maneira de preservar as histórias das pessoas”, diz Fry. “Muitos que se perdem a cada dia são importantes e precisam ser salvos.”

Mesmo se você e seu amado são incapazes, ou não querem se sentar e serem filmados por uma equipe como AWLP, você pode definitivamente ter uma abordagem faça você mesmo, para preservar o seu próprio legado ou a de um ente querido. Existem inúmeras formas de entrevista e ideias de perguntas  on-line que podem ajudar você a começar.

Apesar de um álbum de fotos poder ser pesado e volumoso, simplesmente tomar um tempo para discutir o contexto das imagens e as peças de memorabilia é um presente inestimável para dar a um ente querido e receber em troca.