japan-1419572_640_carro_do_futuro

Se os motoristas de táxi já reclamam da existência de serviços de compartilhamento de carros, imagine o que vai acontecer quando tais plataformas nem mesmo precisarem deles?

É o que o Lyft, em parceria com a GM, deseja começou a testar em 2017,  nos Estados Unidos. Foram colocados alguns carros autônomos em sua frota convencional. A ideia foi testar como eles se comportavam em condições normais de trânsito.

O experimento

Os carros do experimento passaram a integrar à frota normal do Lyft. No entanto, os usuários  eram avisados sempre que estiverem prestes a pegar um veículo sem motorista. Nesses casos, poderiam optar por não fazer isso, mantendo o serviço tradicional da plataforma.

Enquanto isso, aqueles que toparem participar dos testes poderão contar com descontos e outros incentivos especiais. Além disso, ficam em contato com assistentes da GM durante toda a corrida.

As alterações no aplicativo do Lyft também foram programadas para acompanhar essa novidades, além de integrarem outras funções.

O próprio passageiro, por exemplo, é o responsável por embarcar e avisar ao sistema quanto é hora de ir. O mesmo é feito na hora da saída, indicando ao robô que ele já pode ir embora. Outra opção é, em vez de inserir os carros autônomos na frota, criar seleções para que o usuário possa escolher diretamente um veículo dessa categoria.

Detalhes

Outros detalhes ainda estão sendo alinhados entre a Lyft e a GM. O sistema de direção autônoma ainda está em aprimoramento, mas em 2018 a GM já divulgou que serão lançados 20 novos veículos dessa modalidade em até 6 anos, que também serão elétricos.

Vale lembrar que, para receber essa novidade até mesmo a infraestrutura das cidades precisa passar por algumas reformulações.

Banner cursos

Os testes

Os testes fazem parte de um investimento de US$ 500 milhões feito pela GM no Lyft. As empresas já trabalham lado a lado, por exemplo, no aluguel de veículos elétricos para motoristas interessados em algumas cidades dos EUA.

Além disso, recentemente a montadora também adquiriu a Cruise Automation por US$ 1 bilhão. A empresa, como o nome já diz, é focada em automação e deve ser primordial para os esforços no mundo dos veículos autônomos.

Mas, vale dizer que a Lyft não é a única que está se aventurando por esse caminho. A Uber, recentemente, anunciou a abertura de seu próprio laboratório para pesquisas sobre o assunto, contando com a parceria da Universidade Carnegie Mellon. Enquanto isso, o Google se une à Fiat Chrysler com o mesmo objetivo depois que um acordo semelhante com a Ford não foi adiante.

Inclusive, a Waymo, conjunto de empresas de tecnologia, montadoras e startups, comprou centenas de minivans híbridas do modelo Pacifica fabricados pela Fiat Chrysler. O investimento foi feito para testas na cidade de Phoenix (EUA) a expansão do serviço de carona para da companhia com a utilização de carros autônomos.

Agora a corrida é para saber qual empresa levará efetivamente esses carros para as ruas.

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS) e Professor de Pós Graduação no curso Gestão de Processos e Serviços da Fundação Vanzolini.

Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco faleconosco@ledermanconsulting.com.br

Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.

Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: 13 de março de 2020.

Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: 14 de março de 2020.