Gerontechnology está mudando radicalmente a nossa compreensão do equilíbrio e da  prevenção de quedas. Nos últimos anos, a tecnologia de acelerômetro tornou-se comum em smartphones e dispositivos de jogos, abrindo novas oportunidades para testar o equilíbrio e monitoramento de quedas, bem como melhorias em nossa compreensão das mudanças relacionadas à idade no andar.

wooden-figures-980774_1280_queda_ajuda

Bengalas e bastões de apoio foram usados para prevenção de quedas por milênios, mas novas abordagens têm sido desenvolvidas que endereçam o equilíbrio em novos caminhos. Enquanto órteses do joelho e tornozelo têm se mostrado úteis em múltiplos estudos para ajudar os indivíduos com a deambulação,  as órteses de pés poderiam ser consideradas as mais úteis para ajudar os idosos com a deambulação. Muitos idosos ignoram cuidados com os pés, ou porque eles não podem alcançar seus pés para cuidar deles corretamente ou porque confundem a dor do pé, aparência disforme ou coloração estranha como simplesmente uma parte inevitável do envelhecimento. Mais de três quartos dos adultos mais velhos sofrem de   problemas nos pés significativos, que os predispõem ao desconforto, redução da amplitude de movimento e deambulação prejudicada. Órteses de pé podem aumentar a amplitude de movimento e melhorar a deambulação assim como combater tão eficazmente a dor do pé, estresse e trauma em idosos, através da difusão e da dispersão do peso. Órteses verdadeiramente avançadas com juntas com assistência de força estão formando um novo tipo de exoesqueleto robótico que pode permitir que as pessoas com força limitada possam caminhar distâncias maiores. Estes incluem Cyberdyne’s Hybrid Assistive Limb

(HAL) e Berkeley Bionics’  exoesqueleto humano.

Uma ampla gama de dispositivos que podem avaliar melhor o caminhar e equilíbrio, foram desenvolvidos incluindo esteiras de marcha, palmilhas eletrônicas, passarelas sensíveis à pressão e  Sistemas Ópticos de captura de movimento. Treinamento de equilíbrio pode ser reforçado ou integrado nas atividades da vida quotidiana com a mesma tecnologia encontrada no Nintendo Wii. Uma combinação de tecnologia de detecção de movimento e algoritmos podem passivamente monitorar a atividade e sinalizar cuidadores quando parece ter havido uma queda.

Uma vasta gama de abordagens tem sido estudadas para a detecção de quedas,incluindo cintos especializados e interruptores de inclinação de mercúrio para detectar uma posição de queda, piso sensível a impactos e sensores de detecção de movimento de baixo custo que podem estar ativos 24 horas por dia e não dependem de uma pessoa lembrar-se de usar um dispositivo específico. Vários sistemas de detecção de movimento baseados em software especial programado para analisar padrões de movimento, inferir a falta de atividade como uma potencial queda, e enviar notificação a um cuidador, já estão disponíveis comercialmente.