Como um bom cuidador familiar, você quer seu amado idoso bonito e atualizado, e quando for escolher os seus óculos e os dele, esteja atualizado.

Óculos transformaram-se de necessidade médica, para as pessoas com dificuldades de visão, a um acessório de moda por excelência.

“Ainda há de acontecer”, um resumo das chances dos óculos se tornarem moda, como um bom título para uma música Buddy Holly. Mas foi, talvez, Buddy Holly que mudou a forma como os óculos foram percebidos, partindo de uma ajuda médica sinalizando uma deficiência , até um meio de auto expressão e estilos  pessoais.

Holly tocou a apresentou-se quase cego por anos, antes de seu gerente sugerir-lhe que os grandes óculos de aros negros que usava em privado poderiam, de fato, tornarem-se uma parte da assinatura de um poderoso estilo. Funcionou. Isto foi na década de 1950. Pela década seguinte, outras estrelas, em vez de misturarem-se anonimamente em um arquétipo, estavam de pé, mostrando-se através do uso de óculos.

Como Michael Caine colocou: “Estrelas de cinema para mim sempre foram formosas, tinham dentes perfeitos, poderiam fazer paradas de mão na praia de Malibu, e não [como o próprio] precisavam de óculos.”

Se uma certa negatividade latente sobre os óculos permanece – diz-se que um candidato presidencial dos EUA perderiam pontos eleitoreiras cruciais por se atrever a expressar uma fragilidade tão descaradamente – assim é o apelo de seu poder cultural e psicológico profundamente enraizada, não só para sugerir intelectualismo para os outros, mas mesmo para tornar o usuário sentir-se mais inteligente.

Geek Chic

Enquanto os que fugiam do estereótipo de intelectual  solitário evitavam os óculos, agora os abraça. Mas, enquanto óculos de sol, usados pela primeira vez fora de círculos desportivos e de aviação por estrelas de Hollywood para proteger os olhos das luzes de arco de estúdio, nem sempre foi legal, em parte, nascido da mística em esconder os olhos, a aceitabilidade dos aros  de prescrição de grau. Na verdade, a capacidade de óculos em conotar elegância, não foi tão facilmente obtida.

Foi realmente nos anos do pós-guerra, novamente com outro boom de consumo, que nós começamos a ver mudanças para estilos mais extremos. Isso em parte se deveu a novos materiais; certos plásticos, por exemplo, tornaram-se acessíveis e eles permitiram cor e padrão. A ideia da marca de moda estava desenvolvendo muito então.

Certamente, enquanto muitas pessoas aos olhos do público –  de James Dean a John Lennon e Woody Allen  – terem ficado em grande parte a ligados a um único estilo de aros, conscientes, talvez, de como a sua escolha é a chave para sua imagem pública, a diversidade de quadros e potencial para experimentar com o desenvolvimento de uma identidade própria tem crescido exponencialmente.

“Fast fashion”

Da mesma forma que a roupa foi revolucionada pela “fast fashion”, permitindo um volume de negócios de tendências crescer rápidamente, aparentemente para fazer todas as tendências em curso o tempo todo, então agora um fabricante de óculos é muito mais propenso a fazer estilos originais para a sua marca, e seguir as tendências da indústria .

Isso se reflete na explosão da última década em fabricantes independentes de nicho, ao lado de fabricantes gigantes .

“A demanda por óculos mais interessantes cresceu a partir da revolução vintage,” diz Marie Wilkinson, diretor criativo de fabricantes de quadros Cutler & Gross. Isso criou um desejo muito forte de peças únicas, e um movimento sobre o não uso de uma marca. Em vez disso temos visto todas essas novas, e muitas vezes em grande parte desconhecidas, mas extremamente criativas, fabricantes vindo à tona.

Não é fácil para uma companhia lançar óculos. Isso passa por  artesanato, design, produção, dos mais elevados padrões de regulação e médicos oftalmologistas, tanto quanto torná-los atraentes para as pessoas da moda. E ainda assim o número de lançamentos é um reflexo da demanda. O crescimento do mercado de aros de óculos é semelhante à forma como a demanda por bolsas explodiu .

Tal como acontece com roupas, através óculos diferentes  podemos ser pessoas diferentes.

Estilos de 2016

  1. RETRO

O estilo que só não vai desaparecer, mas agora com foco na pré-guerra, parece da década de 1930 e até 1920, com aros redondos, são especialmente populares.
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  1. INDUSTRIAL

Olhando mais para trás, ao século 19, um estado de espírito “steampunkish”,  vêmos estilos com anteparos laterais e uma estética de fabricado a mão.

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  1. A DÉCADA DE 1970

Reinventada frequentemente, a tendência para quadros de grandes dimensões, aros pesados e mesmo de styling futurista,  está de volta.

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  1. HIGH-TECH

Os óculos de amanhã são expressões não apenas de tecnologia mecânica, os gostos de dobradiças sem parafusos, mas também de métodos de produção, tais como a impressão 3D em titânio.

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  1. OLHOS DE GATO

Com proporções exageradas e rico detalhamento, estes são cada vez mais o estilo a ser seguido pelas mulheres, tendo perdido a sua imagem à moda antiga.

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