Meta-análises da literatura existente comparando trabalhadores mais velhos e mais jovens mostram muito pouca evidência de declínio na produtividade ou performance. Na realidade, os estudos existentes focam nos trabalhadores relativamente mais velhos “jovens”. Mas, em geral, o desempenho no trabalho é bem conservado. Além disso, trabalhar na idade madura tem demonstrado ser uma situação ganha-ganha, com os trabalhadores maduros continuando a melhorar o seu funcionamento cognitivo. Os trabalhadores mais velhos são mais colaborativos e muitas vezes usam melhor o julgamento. Especialmente quando o trabalho detém significado emocional, as pessoas idosas tomam notáveis iniciativas.
No Japão, por exemplo, centenas de idosos se apresentaram para trabalhar nas fábricas de um reator nuclear de Fukushima. Alegaram que os riscos de câncer em longo prazo e potencial perda de fertilidade não eram questões para eles, tendo em conta a sua idade. Sua resiliência emocional em face do recente desastre está oferecendo soluções práticas e gerando grande orgulho nacional.
Esses padrões apresentam inúmeras oportunidades de trabalho. Algumas as empresas têm procurado os trabalhadores mais velhos quando este segmento demográfico poderia oferecer as melhores habilidades e experiências para as tarefas apresentadas.
Uma abordagem adaptativa de Aprendizagem ao Longo da Vida
Uma abordagem adaptativa para a aprendizagem ao longo da vida significa que precisamos agora de modelos para substituir as portas giratórias nas universidades, oferecendo licenças sabáticas aos trabalhadores ao longo da vida para reciclagem ou para o prosseguimento e aprimoramento de novas competências para o mesmo trabalho. Parte desta adaptação terá de concentrar-se em aptidões que podem ser reforçadas com a maturidade, como o raciocínio amplo, tomada de atitudes de risco, know-how cultural, negociação e habilidades sociais, e conscientização dos efeitos das mudanças ao longo do tempo e da continuidade cultural.
Há pelo menos três questões envolvidas aqui. Em primeiro lugar, as necessidades de formação de adultos mais velhos tendem a ser negligenciadas, na crença equivocada de que a sua capacidade para aprender está significativamente reduzida. Em segundo lugar, através do reconhecimento do conhecimento acumulado, experiência e a capacidade contínua de aprender daqueles que estão em idade adulta madura, o capital social acumulado pode ser utilizado mais efetivamente. Em terceiro lugar, as necessidades de aprendizagem devem ser adaptadas para as prioridades da vida e os processos de pensamento de adultos mais velhos e trabalhar em contextos intergeracionais. O treinamento formal é um componente deste, mas também exige uma “ética” que tem um viés para aperfeiçoar e desenvolver a aprendizagem ao longo da vida. Capital Social é tanto explícito (habilidade, conhecimento e competência) como implícito (cultural e experiência de adaptação) como fonte dos investimentos acumulados. Isto requer treinamento e atualização contínua para o seu valor ser plenamente realizado.
Inovação Social para e por uma População em Envelhecimento
Conforme as pessoas comecem a se planejar para uma vida longa e as empresas precisem atrair trabalhadores mais velhos, essas mesmas forças se tornarão um motor para a inovação e a criação de novas relações sociais. A inovação social pode ocorrer para os adultos mais velhos e com os adultos mais velhos. O envelhecimento da população oferece novas oportunidades de design e produtos, em produtos redesenhados para atender as demandas dos clientes maduros, criação de ambientes amigáveis aos idosos no uso de tecnologias de informação, e mudando o local de trabalho de criação, tal como no programa da linha de produção da BMW. Os adultos mais velhos, muitas vezes envolvem-se em segundas, ou repetidas, carreiras e podem ser uma importante fonte de pequenas e médias dimensões de inovação em negócios.
O passo inovador é descobrir ou reconhecer os papéis sociais que podem acomodar as atividades que irão trabalhar intergeracionalmente, estar em harmonia com a mudança de capacidades no curso da vida e contribuir para o envolvimento social produtivo. E isto pode desempenhar um papel importante na “trabalhabilidade” para realização um ambiente intergeracional, ainda que em envelhecimento, sustentável.
Para capitalizar totalmente as capacidades descritas acima, os novos modelos de práticas de trabalho ao longo da vida que priorizam a flexibilidade são cada vez mais populares. Aceitar que os trabalhadores mais velhos têm pontos fortes únicos que podem ser capitalizados no ambiente certo, leva à adaptação do local de trabalho; repensar os desincentivos e incentivos leva a uma maior contribuição, quebrando estereótipos de negociação. Resultados intergeracionais compartilhados são fontes cada vez mais importantes de adaptação inovadora para um envelhecimento saudável da sociedade. Com sua maturidade, perspectiva e experiência, adultos mais velhos podem fazer suas contribuições em pensamento, sentimento e habilidades sociais de formas menos dependentes da atividade física – em linha com negócios de inovação e economias baseadas no conhecimento.
Adaptação resultaria nas duas formas de inovação social descrito neste texto: inovação por adultos maduros e por uma sociedade amigável para todas as idades.
- O capital social refere-se a conteúdos acumulados (como o conhecimento e informações), processo (compreensão dos modos como as coisas interagem), e experiência (colocação de eventos únicos em uma perspectiva mais ampla).
- Aprendizagem ao longo da vida refere-se aos modelos ou formas em que o conhecimento e as habilidades são comunicados, os ambientes (onde e em que tempo) que alimenta a acessibilidade amigável à idade, e a adaptação institucional ao “curso da vida alongada”, onde trabalho, aprendizagem e autodesenvolvimento estendem-se por uma vida mais longa, mais apta.
- A inovação social inclui as adaptações que são provocadas por um evolução do panorama demográfico. Pode incluir atividades inovadoras por adultos mais velhos em si, negócios e inovação de serviços para atender necessidades recém-identificadas, e inovação provocada pelo cumprimento das metas compartilhadas das gerações.
- Adaptação – mantendo-se a identidade com as mudanças demográficas e de envelhecimento – requer uma mudança das atitudes “ageistas”, o desenvolvimento de culturas (Incluindo intergeracionais), redesenho de grandes áreas de comércio, locais de trabalho e dos ambientes construídos para serem amigáveis à idade.