A onda não está vindo, ela já está em cima de nós, e ela está mudando o mundo. “Hoje não é apenas o primeiro dia do resto das nossas vidas. É também o primeiro dia do nosso futuro.”

Preparando-se para a estrada à frente

A longevidade não está apenas remodelando o mundo inteiro. Está mudando necessidades individuais de aposentadoria.

Estatisticamente falando, as pessoas que estão dentro ou na fase da “tradicional idade de aposentadoria” podem esperar viver mais tempo do que qualquer geração anterior.

Considerando que as gerações anteriores poderiam contar com poupanças, pensões de empresas e da Segurança Social, agora você deve planejar praticamente todos os aspectos de sua própria aposentadoria. “A longevidade é um milagre, mas é também o maior medo das pessoas”, diz Lorna Sabbia, chefe da  Personal Wealth & Retirement para o Bank of America Merrill Lynch. “É sobre os seus ombros que ficará tudo isso junto.”

Apenas atingir um determinado valor de poupança pode começar a não atender a todas as necessidades e desejos que, em conjunto, compreendem a aposentadoria incluindo o fornecimento de financiamento para a segurança da saúde, tomada de decisões importantes sobre onde viver e qual melhor forma de deixar um legado que alcance a sua família e causas beneficentes. Com objetivos específicos em mente, é possível determinar estratégias apropriadas para cada um deles.

UMA NOVA ABORDAGEM

Os investimentos serão essenciais, assim como outros tipos de bens. Começar uma nova carreira ou cumprir um sonho empresarial, por exemplo, poderia fornecer novas receitas para aumentar o uso de economias. “A correspondência de seus ativos com seus objetivos revela escolhas e possíveis trocas”. Poderia uma residência, ou um lar de idosos, mais modesta do que o anteriormente imaginado ajudar a cumprir uma meta de viajar pelo o mundo? Poderia a condição de trabalhar um par de anos mais do que o planejado ajudar em aliviar algumas preocupações sobre cuidados de longa duração, ou sobre perder um dos seus ativos?

Conforme a vida muda, assim mudam seus objetivos. A aposentadoria não é algo que você define e esquece. Essa é uma razão pela qual ter um conselheiro de confiança, ou vários  – financeiro, legal, de saúde- é uma prioridade. Um consultor pode ajudar a identificar seus objetivos e como alcançá-los, como antecipar e planejar para contingências de saúde. Estas são grandes questões e nem sempre é fácil  iniciar essas conversas, mas uma vez que você faz, muitas vezes acontece que tudo começa a parecer mais claro.