Para os  milhões de adultos que sofrem de artrite, a dor nas articulações e rigidez podem fazer até mesmo um programa de exercício fácil parecer impossível.

Mas, com inúmeros estudos investigativos dos benefícios de trabalhar o corpo, pode o seu amado idoso realmente dar-se ao luxo de abrir mão de seu exercício diário?

Os especialistas não pensam assim.

Neil Roth, M.D., um especialista em ortopedia e medicina esportiva no Hospital Lenox Hill em Nova York, diz, “não há nada melhor” do que o exercício quando se trata de controlar a dor em pessoas com artrite. No entanto, ele admite que ele pode ser difícil para as pessoas que estão com dor em manter uma rotina de exercícios. “É um dilema sem solução, porque a dor da artrite pode impedir uma pessoa de exercitar-se, mas na verdade é uma das formas mais benéficas para aliviar a dor da artrite”, diz ele.

Felizmente, existem maneiras de fazer um regime de exercícios mais suaves e amigáveis para reumatismo:

  1. Priorize o manejo da dor: De acordo com Stephen Soloway, M.D., um reumatologista, a chave para um programa de exercícios bem sucedido para as pessoas com artrite é ter certeza que sua dor está sob controle antes de começar a trabalhar o corpo. Isso envolverá uma visita do seu amado ao seu médico para diagnosticar que tipo de artrite que ele têm, e prescrever medicamentos ou terapias anti-inflamatórias necessárias. Uma vez que sua dor e inflamação estão sob controle, Soloway diz, um idoso deve ser capaz de fazer a maioria dos tipos de exercício sem agravar a sua condição. Um médico também pode aconselhar um doente de artrite que tipos de exercícios seriam bons para fazer, bem como quais os que poderiam ser prejudiciais.
  2. Comece devagar: aquecimento é um elemento frequentemente esquecido (ainda que integre) em um treino, especialmente quando articulações de seniores estão doloridas e rígidas devido à sua artrite. Antes de seu ou sua amada idosa subirem em uma bicicleta ou pegar pesos, eles devem fazer alguns exercícios suaves, de amplitude de movimento (geralmente prescritos pelo seu médico ou fisioterapeuta), tais como círculos de braço, elevadores de quadril, e toques de dedo do pé. Roth diz que também pode ser benéfico para um sênior colocar um pacote de calor em suas áreas mais dolorosas antes de iniciar um treino. Calor pode ajudar a relaxar e soltar os músculos e articulações.
  3. Reduza o seu impacto: Quando se trata de exercitar com artrite, exercícios de baixo impacto são o caminho a percorrer, de acordo com Roth. Ele cita natação, hidroginástica, ciclismo estacionário, e as máquinas elípticas como grandes formas de treinamento cardiovascular de baixo impacto. Soloway também sugere praticar Tai Chi como uma maneira de ajudar um idoso aumentar o seu equilíbrio e flexibilidade. Estudos têm demonstrado que esta antiga arte marcial chinesa pode ajudar a reduzir a dor e aumentar a mobilidade em pessoas com diferentes tipos de artrite. É geralmente seguro para um doente de artrite levantar pesos, só não se esqueça de verificar com o médico de seu amado seu antes de incentivá-los a iniciar um programa de treinamento de peso.
  4. Misture: Mudar-se um regime de exercícios pode ser extremamente benéfico para um idoso que sofre de artrite, de acordo com Soloway. “Exercícios devem ser variados, não estagnantes”, diz ele. Há inúmeros benefícios para misturar-se no ginásio, no mínimo o seu amado será menos propenso a tornar-se aborrecido e desinteressado em exercitar-se. Soloway diz que é importante consultar com o médico de seu amado para chegar a um plano de treino que se concentre no desenvolvimento, com segurança, da sua capacidade cardiovascular e também a sua força geral e flexibilidade.
  5. “No pain, no gain”: Ambos Roth e Soloway alertam quem sofre de artrite a evitar exercícios que lhes causam dor. “Você deve exercer-se a um ponto onde você está cansado, mas não é bom ir além através da dor”, diz Roth. Soloway acrescenta que a dor é a forma do seu corpo de lhe dizer que algo está errado. Especialmente se o seu ente querido sofre de artrite reumatoide, Soloway diz que eles precisam ir ao médico para se certificar de sua inflamação está sob controle antes de começar um programa de exercícios.
  6. Trabalhe nos pontos fracos: Quando se trata de treinamento de força, um sênior pode querer fazer os exercícios em que eles são bons. Mas Soloway diz que é igualmente (se não mais) importante para o seu amado idoso trabalhar no aumento da força em suas áreas mais fracas. Roth diz que alguns dos tipos mais benéficos de exercícios que um sênior pode fazer são aqueles que fortalecem os músculos que sustentam suas articulações artríticas. Um médico ou fisioterapeuta pode ajudar seu ente querido a fazer um conjunto de exercícios voltados para o fortalecimento das áreas em torno de seus pontos de dor.
  7. Recuperar bem: De acordo com Roth, alongamento antes e depois de um treino pode ajudar os músculos de seniores a se recuperar mais rapidamente. Se o seu amado é particularmente sensível em certas áreas, pode ser benéfico para eles usar gelo em certas partes do seu corpo. Quando usar gelo, certifique-se o bloco de gelo está envolto em uma toalha fina e não deixe-o na pele de um sênior mais de 30 minutos.
  8. Não se esqueça de comer (direito): Não há nenhuma dieta mágica que possa tirar as dores, mas comer saudável é benéfico para os idosos que sofrem de artrite. Soloway sugere adaptar a dieta de seu idoso amado para caber em seu regime de exercício. Por exemplo, se um idoso está envolvido em uma boa quantidade de exercícios de construção de força para aumentar os músculos em torno de suas articulações, certifique-se de que eles estão recebendo bastante proteína saudável (claras de ovos, amêndoas, frango, salmão, etc.) para ajudar o crescimento muscular. Se eles estão fazendo uma boa quantidade de cardio, certifique-se que está comendo carboidratos de alta qualidade (frutas, massas integrais, pão integral, arroz integral, etc.).