Existem diferentes abordagens para adotar, uma vez que você descobriu por que o banho é um negócio tão grande. Se um médico encontra que a pessoa idosa é deprimida e antidepressivos funcionam, o problema pode resolver-se. Um interesse renovado na vida pode fazer a pessoa mais consciente da necessidade (ou querer) uma ducha ou banho e roupas limpas. A Energia pode aumentar o que, também, ajuda.

Se você achar que você está em uma luta de poder com a recusa do mais velho a ser “mandado”, alguns de artifícios podem vir a calhar. Se a pessoa idosa tem um bom amigo, às vezes funciona obter do amigo ajuda para dar uma chamada e dizer: “Ei, João, banho,  e coloque sua roupa mais nova. Precisamos sair e almoçar”. A razão para se limpar para alguém além da família, juntamente com um “Não me importa que cheiro você tenha, ou olhar como se você não se importasse em como ele vai se parecer”, às vezes pode funcionar.

Se você ainda pode colocá-los no chuveiro (ou sentados na banheira), mas eles têm medo da água, existem muitos tipos de cadeiras de banho disponível. Estas são úteis para quem está ficando mais velho, ou que podem ter artrite ou problemas de equilíbrio, uma vez que diminui o risco de quedas. A ducha de chuveiro de mão ajuda muito com o fator medo, se a pessoa não tem água caindo de cima.

No entanto, se a pessoa está em um estado demente e com medo no banho, então você ou por outra pessoa deve mover-se suavemente. Não insista em um chuveiro ou banheira. Comece com apenas pedindo para limpar o rosto da pessoa. Mover-se gradualmente para baixo dos braços e outras partes do corpo, falando e dizendo-lhes o que está fazendo, conforme você vai. Seja suave. Se ele combatê-lo ou disser pare, então pare. Tente mais tarde. Você pode, pelo menos, chegar a um estágio onde há um banho de esponja ocasional.

A coisa que temos que lembrar sobre a limpeza é que você pode ter que reduzir os seus padrões. É difícil. Você sabe que houve um tempo em que sua mãe teria sentido-se humilhada se ela não tivesse um cheiro bom, ou tivesse manchas em suas roupas. Essa parte de você, devido à bondade, quer assumir e fazer com que ela estivesse como você gostaria.

O outra lado, porém, é que ela está agora em um modo diferente. Reclamações constantes são contraproducentes. Se a sua mãe não cheira tão doce como você gostaria, ou se o pai tem manchas em sua camisa porque ele derrama – bem todos vocês podem ter que viver com isso.

Constante discussão  sobre limpeza e roupa pode fazer a pessoa se sentir menosprezada, e isso não vai ajudar em nada. Eles não vão tomá-la como amor. Eles vão entender como a uma crítica. Assim, o compromisso com isso pode ser o que deva ser feito.

A mensagem principal? Estranhos entendem melhor do que você pensa o que eles fazem. Faça o seu melhor para ajudar os mais velhos a ter uma boa aparência e ficar limpo. Mas não espere uma aparência intocada. Muitas vezes, não é realista, e o problema pode ser mais sobre o seu próprio ego do que sobre a pessoa idosa. Pense nisso, ser honesto consigo mesmo, e encontrar uma maneira de viver com o que você deve. É mais uma vez o tempo de ajuste de atitude.