Você pode não estar familiarizado com o termo Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) que afeta quase um milhão de pessoas no Reino Unido. Acredita-se que por volta de mais dois milhões de pessoas possam ter os primeiros sintomas, mas não visitar seu médico – ou porque eles realmente não notam,  ou não prestam atenção ao seu significado.

Duas condições que caem sob a alçada da DPOC são enfisema e bronquite crônica.

Aqui você vai encontrar um breve resumo destas condições, incluindo como reconhecer os primeiros sintomas, como se diagnostica e os medicamentos e outros tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas, mas, infelizmente, não oferecem uma cura.

O que é Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica?

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) não é uma doença em si, mas o nome dado às condições em que você acha que é difícil respirar ( inspirando e expirando) devido a danos de longo prazo para seus pulmões. Ela inclui bronquite crônica e enfisema, mas não asma crônica.

Em pulmões normais, a rede de tubos ou ‘vias aéreas “que  fazem o transporte de ar profundamente em seus pulmões, tornam-se gradualmente menores, terminando em pequenos sacos de ar. Quando o ar atinge os sacos de ar, o oxigênio passa para o sangue. Ao mesmo tempo, ocorrem as transferências de dióxido de carbono não desejado em seu sangue, que e é expulso quando você exala o ar dos pulmões. Se suas vias respiratórias estão danificadas, é mais difícil para inalar o fluxo de ar para dentro e exalar para fora de seus pulmões e , por isso, é tão difícil para você obter oxigênio suficiente.

Os danos ocorrem em resposta a substâncias nocivas e, geralmente, inicia-se com a inflamação. Se a inflamação dura por um tempo, alterações permanentes começam a ter lugar. As paredes das vias aéreas tornam-se mais espessa, as vias aéreas são mais estreitas e assim a respiração torna-se mais de um esforço.

Na bronquite crônica, inflamação resulta na produção excessiva de muco nas vias aéreas e formação de catarro que bloqueia suas vias respiratórias e faz você tossir.

No enfisema, o dano também afeta os sacos de ar. Eles perdem sua elasticidade, o que torna difícil manter as vias aéreas abertas e o ar entrar e sair dos pulmões. Com menos sacos de ar funcionando corretamente, a transferência de oxigênio em seu sangue e remoção de dióxido de carbono é mais difícil. Portanto, você respira mais forte em uma tentativa de obter oxigênio suficiente. Se você não pode obter oxigênio suficiente, você vai se sentir cansado e menos capaz de realizar atividades diárias.

Muitas pessoas com DPOC têm bronquite crônica e enfisema.