Já pensou em como trabalhar o Marketing para Idosos? As Nações Unidas denomina a atual onda de envelhecimento como sem precedentes na história da Humanidade. Enquanto acadêmicos e pesquisadores apresentam dados, os fatos são claros: as fileiras de consumidores acima dos 50 anos estão crescendo. Além disso, a maior parte das empresas estão mal equipadas para lidar com eles.

O Mundo está envelhecendo. A questão é: como os negócios devem responder? Existe Marketing para Idosos?

Primeiramente, temos cinco pontos que chamamos verdades universais:

  • Envelhecimento fisiológico é a única coisa que todos os consumidores têm em comum;
  • Envelhecimento fisiológico afeta virtualmente todos os pontos de contato da jornada de experiência do cliente;
  • Os pontos de contato que satisfazem as necessidades dos consumidores seniores funcionam para todas outras idades;
  • Uma Excepcional Experiência de Cliente requer que todos os pontos de contato sejam neutros em termos de idade;
  • Criar uma Experiência de Cliente que seja neutra em termos de idade não custa mais que uma que não é neutra;

A Experiência do Cliente

Marketing para Idosos - Casal em Supermercado

Nossa Visão

Enfrentamos  três problemas em como criar a experiência do cliente, principalmente quando se trata de Marketing para Idosos:

1- A maior parte das técnicas apenas avaliam a experiência existente. Elas não identificam problemas antes deles ocorrerem, ou não informam a você como melhorar essa experiência.

2- A definição de experiência do cliente é limitada para apenas referir-se aos momentos da jornada do cliente. A verdadeira experiência é a interação entre a organização e o cliente na duração de seu relacionamento. E isso deve ser medido ao longo de todos pontos de contato dessa jornada.

3- Importantes elementos dessa experiência são normalmente projetados por jovens consumidores como um quadro geral. Na maior parte dos casos involuntariamente.

Em um mundo envelhecendo dramaticamente como nunca antes na história faz todo sentido assegurar que adultos de todas as idades possam acessar sua marca ou negócio. Principalmente porque os consumidores seniores possuem considerável poder de compra e patrimônio. Daí mais um motivo para trabalhar o Marketing para Idosos.

Marketing para Idosos - Chamada do curso Treinamento Disney

Nossa Opinião

Respostas a alguns Itens importantes

Em nosso país a população jovem crescerá nos próximos anos a uma taxa inferior à da população acima de 50 anos. Além disso, a população acima de 50 anos detém 60% da renda e 60% do patrimônio. Porém, os negócios ficam obcecados pela população jovem, esquecendo o Marketing para Idosos. Ou seja, permanecem cegos aos consumidores seniores. É importante lembrar para não distinguir uma situação como: “isto ou aquilo”.

Seguramente há categorias que focam um segmento específico de idade. Porém independente da idade, concorda que todos necessitam comer, vestir, manter a saúde e beleza? E mais, necessitam também viajar, aprender e divertir-se.

Nós acreditamos que além do foco nas noções de segmentos de idade, nossa época pede uma abordagem mais inclusiva. Por isso a ideia de trabalhar mais fortemente o Marketing para Idosos.

Idade, etapa de vida ou estilo de vida?

A idade nem sempre é um previsor de comportamentos. Isso porque um “aventureiro” de 70 anos de idade pode ter muito mais em comum com alguém jovem que pensa similarmente.

Eles podem comprar os mesmos apetrechos e viajar aos mesmos lugares. Sabendo disso, então porquê ignorar os seniores que querem comprar seus produtos e serviços?

Fidelidade?

A segmentação tradicional de marketing baseava-se na noção de fidelidade do cliente. Esses dias acabaram.

A lealdade pode ser perdida tão rápida como conquistada. Assim, com a possível exceção de algumas categorias, o conceito de recrutar apenas usuários mais jovens, na esperança de lealdade vitalícia não resiste a uma análise.

Por isso, receba bem todos, e também tenha como alvo poucos. Isso porque as marcas precisam repensar a sua experiência do cliente para garantir que ela agrade a todos os adultos, independentemente da idade.

Além do mais, as comunicações de marca podem ser usadas para mensagens a diferentes segmentos com necessidades diferentes. Ou seja, comunicações sem direcionamento de idade ganharão sempre num mundo em envelhecimento.

Pense na jornada do cliente, não em silos de experiências

Talvez o maior desafio que as empresas enfrentam hoje é a capacidade de transcender silos de departamentos para fornecer uma experiência de cliente consistente. Acontece que muitas vezes a experiência de cliente é limitada a um aspecto on-line ou outro aspecto da viagem do cliente. Nosso processo cobre toda a jornada do cliente.

E agora, você acha que pode repensar o Marketing para Idosos?


David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS) e Professor de Pós Graduação no curso Gestão de Processos e Serviços da Fundação Vanzolini.

Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco faleconosco@ledermanconsulting.com.br

Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.