A terapêutica farmacológica

Existem diferentes opções de medicamentos para tratar a enurese noturna. Estes podem ser utilizados isoladamente ou combinados com alguns dos tratamentos comportamentais listados acima que, em geral tem provado serem mais eficaz.

Muitos estudos têm demonstrado, no entanto, que enquanto o tratamento farmacológico pode ser inicialmente eficaz na redução do número de noites molhadas, o medicamento é muitas vezes eficaz apenas enquanto é utilizado. Em outras palavras, as taxas de recaída são elevadas quando o tratamento é interrompido, uma vez que apenas os sintomas são tratados pela medicação ao invés de a doença subjacente, ou fatores causais. O conselho médico profissional deve ser procurado antes de iniciar qualquer um destes tratamentos.

Métodos cirúrgicos

O envolvimento de cirurgia, quando a tentativa de tratar a hiperatividade do detrusor grave é limitada, só deve ser considerado quando todas as outras opções de tratamento menos invasivos têm-se revelado infrutíferas. Todos os procedimentos mencionados abaixo têm associado riscos que devem ser consideradas e discutidas com um profissional de saúde.

A estimulação do nervo sacral: raízes nervosas sacrais são estimulados por neuromodulação, um processo onde neurotransmissores controlam vários grupos de neurônios. Isso aumenta o tônus do esfíncter externo fazendo com que os neurônios do músculo detrusor interrompam a atividade. Quando os neurônios do músculo detrusor têm um nível de atividade diminuído o músculo não irá contrair constantemente, o que em última análise, causa episódios de micção menos frequentes. A estimulação do nervo sacral é recomendado para pessoas com moderada a grave incontinência de urgência e para quem outros tratamentos não foram úteis ou para quem prescrições de remédios são contra-indicados.

Cistoplastia: Este é um tratamento cirúrgico em que a bexiga é cortada aberta e um remendo de intestino é colocado entre as duas metades. O objetivo deste procedimento é o de reduzir a instabilidade da bexiga e aumenta a capacidade da bexiga.

Miectomia do detrusor: Este processo também é conhecido como auto aumento que envolve a remoção de uma parte ou a totalidade do músculo exterior circundante da bexiga. Ele pretende reforçar as contrações da bexiga e reduzir o número delas.