Se o idoso ainda tem muito boa capacidade cognitiva, mas prefere viver em negação sobre estes eventos um pouco humilhante em sua saúde, apele à vaidade natural. Afinal de contas, é basicamente a nossa vaidade que nos mantém em negação sobre muitos problemas de envelhecimento. Nossa cultura é culpada de discriminação etária, na medida em que muitas pessoas vão a extremos para parecer como se estivessem ganhando uma batalha sobre a natureza, quando se trata de questões ligadas ao envelhecimento, embora nós nunca realmente iremos ganhar.

Certamente, a incontinência é muito difícil de aceitar. No entanto, se você, ou um terceiro, puder convencer o seu mais velho da verdade – que é muito mais embaraçoso cheirar a urina, se ignorar o vazamento, do quê é usar proteção adequada, que pode ser trocada com frequência, você pode chegar a algum lugar.

Falar com um médico ou um amigo

Assim como muitos outros problemas com nossos pais, o problema de incontinência pode ser melhor abordado por um membro não familiar, como um velho amigo ou um médico. Por quê? Porque é difícil o suficiente para as pessoas a aceitar que eles não podem controlar sua urina,  quando for abordado por um médico ou um amigo que tem o mesmo problema, mas aprendeu a tratá-lo com o coração leve, mas não é tão humilhante, quanto chegar a mensagem a partir de um filho ou filha.

O mais velho mudou nossas fraldas quando éramos bebês. Perceber o fato de que a Mãe Natureza inverteu este papel, por assim dizer, é devastador. Obtendo as direções de “como lidar” e manter o idoso em bem estar, muitas vezes é apenas demais para suportar, e então as defesas tão naturais surgirão. Ouvir a notícia de um médico amigável ou outro ancião,  do sexo masculino que fez a cirurgia de próstata e tenha terminado em problemas de incontinência – pode suavizar o golpe um pouco. Algumas das defesas dos mais velhos podem ser reduzidas, e ele pode ficar mais disposto a ouvir.

Sentido de olfato diminuído

A sensação de olfato diminuída, que é comum à medida que envelhecemos, pode resultar na pessoa idosa não estar ciente do cheiro de urina. Isto pode adicionar ao fator de negação, em que eles realmente não sentem que os vazamentos que secam em suas roupas,  outro fator na sua aceitação social. Se possível, a mesma pessoa que aborda a principal questão de negação, pode usar a ideia de que as pessoas gostam de “cheiro fresco”, e frequentes mudanças de roupa, combinado com proteção de incontinência isso pode ajudar.

A depressão é um fator que contribui

Quando as pessoas não saem socialmente, pode ser suficiente para que eles não prestem atenção à sua aparência. Mesmo uma pessoa normalmente otimista pode pensar em um sábado tranquilo, “bem, eu não vou fazer nada fora de casa hoje, então eu não vou tomar banho.”

Multiplique esse pensamento algumas vezes, adicione um pouco de depressão causada pelo declínio de saúde, menos oportunidades sociais, e você pode chegar a uma pessoa idosa deprimida que nem sequer é consciente da passagem do tempo a partir de um banho para outro, ou de uma mudança de roupa para outra – ou uma visita vaso sanitário para outra. As pessoas deprimidas precisam ser avaliadas por um médico, o que nos traz de volta para o fato de que uma visita a um ou mais especialistas pode ser necessária, para avaliar se o idoso não precisa usar proteção de incontinência. Se o urologista não vê qualquer coisa que ele ou ela pode corrigir, e o médico de família ou um bom amigo não pode convencer o ancião para proteção, talvez um check-up de saúde mental esteja em pauta.

Quando tudo o mais falha , deixe-os ir trabalhar

Boa sorte com a sua missão. Estou ciente de que há momentos em que nenhuma das opções acima irá funcionar. Às vezes, as pessoas vão fazer o que eles vão fazer e, a menos que sejam considerados legalmente incompetentes, você pode não ser capaz de mudar isso. Faça o que você puder, obtenha ajuda médica, trate a pessoa com respeito e dignidade, e, em seguida, deixe ir.

O tempo pode cuidar das próprias coisas que você  tão dificilmente tentou corrigir. Às vezes, quando deixamos as pessoas em paz para trabalhar os seus problemas, eles param de resistir e enfrentam os problemas de frente. No entanto, se a situação é extremamente dura, chame os serviços sociais locais para adultos. Uma verificação de bem-estar pode ser necessária.