Todo mundo se sente triste agora ou em outro momento. É parte da vida. Mas se você não desfruta mais de atividades que você geralmente gostava, você pode ter um problema mais grave. Estar deprimido sem cessar pode mudar a maneira como você pensa e sente. Isto é chamado de “depressão clínica.”

Ficar  “no fundo do poço” durante um período de tempo não é uma parte normal do envelhecimento. Mas é um problema comum, e ajuda médica pode ser necessária. Para a maioria das pessoas, a depressão melhora com o tratamento. Terapia psicológica, medicina, ou outros métodos de tratamento podem aliviar a dor da depressão. Você não precisa sofrer.

Sinais de alerta de depressão

Como você sabe quando você precisa de ajuda? Afinal, conforme você envelhece, você pode ter que enfrentar problemas que poderiam fazer qualquer um se sentir “deprimido”. Talvez você esteja lidando com a morte de um ente querido ou um amigo. Talvez você esteja tendo um momento difícil para se acostumar com a aposentadoria e você sinta-se solitário. Possivelmente você tem uma doença crônica. Ou, você pode sentir que você perdeu o controle sobre sua vida.

Após um período de sentimento de tristeza, as pessoas mais velhas normalmente ajustam e recuperam o seu equilíbrio emocional. Mas, se você está sofrendo de depressão clínica e não se ajudar, a sua depressão pode durar semanas, meses ou mesmo anos. Aqui está uma lista dos sinais mais comuns da depressão. Se você tem vários deles, e duram por mais de 2 semanas, consulte um médico.

  • Uma sensação de “vazio”, a tristeza em curso, e ansiedade
  • Cansaço, falta de energia
  • Perda de interesse ou prazer nas atividades diárias, incluindo o sexo
  • Os problemas do sono, incluindo problemas para dormir, acordar muito cedo de manhã e dormir demais
  • Comendo mais ou menos do que o habitual
  • Chorando muito frequentemente ou muito
  • Dores que não desaparecem quando tratados
  • A dificuldade de concentrar-se, lembrar-se, ou tomar decisões
  • Sentir-se culpado, desamparado, sem valor, ou sem esperança
  • Ficando irritável
  • Pensamentos de morte ou suicídio; uma tentativa de suicídio

Se você é um membro da família, amigo ou prestador de cuidados de saúde de uma pessoa mais velha, fique atento às pistas.

Às vezes, a depressão pode se esconder atrás de um rosto sorridente. Uma pessoa deprimida que vive sozinha pode parecer se sentir melhor quando alguém para dizer Olá. Os sintomas podem parecerem embora. Mas, quando alguém está muito deprimido, os sintomas geralmente voltam.

Não ignore os sinais de alerta. Se não tratada, a depressão grave pode levar ao suicídio. Ouça com atenção se alguém de qualquer idade se queixa de estar deprimido ou diz que as pessoas não se importam. Essa pessoa pode realmente precisar de ajuda.

Quando a depressão é “Normal?”

À medida que envelhecemos, todos nós enfrentamos problemas que poderiam causar a qualquer pessoa sentir-se deprimido. Talvez o seu pai esteja lidando com a morte de um cônjuge ou um amigo. Talvez você esteja tendo um momento difícil para se acostumar a aposentadoria e você se sentir solitário. Possivelmente você tem uma doença crônica. Ou, você pode sentir que você perdeu o controle sobre sua vida. É normal sentir-se triste quando essas coisas acontecem.

Após um período de sentimento de tristeza, você deve se ajustar e recuperar algum equilíbrio emocional. Mas as pessoas com depressão clínica não superam esses sentimentos. Se você está sofrendo de depressão clínica e não se ajudar, a depressão pode durar semanas, meses ou mesmo anos.

O que causa a depressão?

(Página 2: como identificar os sinais de aviso de depressão)

Não há uma causa de depressão. Para algumas pessoas, um único evento pode trazer a tona a doença. Depressão muitas vezes atinge pessoas que se sentiam bem, mas que de repente descobrem que estão lidando com uma morte na família ou uma doença grave. Para algumas pessoas, as mudanças na química do cérebro podem afetar o humor e causar depressão. Às vezes, aqueles sob um monte de estresse, como cuidadores, podem  sentirem-se deprimidos. Outros tornam-se deprimidos por nenhuma razão clara.

Problemas de saúde podem causar depressão

Há muitas razões por que a depressão nos idosos é muitas despercebida ou não tratada.

Conforme uma pessoa envelhece, os sinais de depressão são muito mais variadas do que em idades mais jovens. Eles podem aparecer como um aumento da fadiga, ou podem ser vistos como mau humor ou irritabilidade. A depressão pode ser difícil de reconhecer em adultos mais velhos. Confusão ou problemas de artenção podem causados pela depressão, e podem às vezes parecer com doença de Alzheimer ou outras doenças cerebrais.

Alterações de humor e sinais de depressão podem ser causadas por medicamentos para a artrite, tensão arterial elevada, ou doença cardíaca. Pode ser difícil para um médico detectar a depressão. A boa notícia é que as pessoas que estão deprimidas geralmente se sentem melhor com o tratamento certo.

Pessoas com doenças graves, como câncer, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral ou doença de Parkinson, por vezes, tornam-se deprimidos. Eles se preocupam sobre como sua doença irá mudar suas vidas. Eles podem sentir-se cansados e não serem capazes de lidar com algo que os faz tristes. Tratamento para a depressão pode ajuda-los a gerir os seus sintomas depressivos e melhora a sua qualidade de vida.

Genética também pode desempenhar um papel. Estudos mostram que a depressão pode ocorrer em famílias. Filhos de pais deprimidos podem estar em maior risco de depressão. E, depressão tende a ser uma doença que ocorre mais do que uma vez. Muitas pessoas mais velhas que foram deprimidos no passado terão um risco aumentado de desenvolve-la novamente.